Segundo a ONU, a construção civil é um dos setores que mais causa impactos ambientais. Por isso, um dos principais desafios dessa área é conseguir desenvolver materiais sustentáveis que necessitem de menos consumo de energia e extração de matéria-prima natural para sua produção, além de diminuir a emissão do dióxido de carbono, principal responsável pelo efeito estufa.
O cimento é um dos materiais mais utilizados como aglomerante em obras. Ele é composto principalmente por clínquer, um material granular rígido obtido através do aquecimento de rochas calcarias moídas. Ele é um ingrediente indispensável na fabricação do cimento por ser ligante hidráulico com ótima resistência mecânica. Porém o clínquer precisa ser aquecido a cerca de 80°C no processo de fabricação.
Já a versão sustentável é desenvolvida com resíduos granulados de alto forno das indústrias siderúrgica, termelétrica, de fundição e de carvão vegetal, o que pode reduzir as emissões de carbono em 95% e o gasto de energia em 80%.